quarta-feira, 23 de março de 2011

O misterioso Banksy.

O título desse post ficou com um ar de Hitchcock medonho, mas é foi isso mesmo que pretendi fazer suspense em torno deste conteúdo, afinal, Banksy é sinônimo de mistério. E vocês devem estar se perguntando, mas quem ou o quê danado é Banksy, e eu responderei essa incógnita agora. Primeiramente direi o que me motivou a escolher essa criatura como tema, folheando uma revista de moda esses dias vi uma matéria sobre essa pessoa e vi que o mesmo fazia arte de rua, pra ser mais específica uma forma de grafite com estêncil (que é tipo aquele negocinho que antigamente, bem antigamente se "imprimiam" ou como dizia na época, se rodavam as provas e os trabalhos dos colégios) e que tem um cunho de crítica incrível, uma das suas obras mais famosas é uma que tem dois policiais se beijando, o mais interessante de tudo é que Banksy assim como Mister M. não tem sua identidade revelada, isto é, ninguém sabe quem é essa bendita criatura, e acho que se ele se revelasse perderia parte da sua graça e majestade, o mistério encanta, ludibria e instiga o ser humano. Enfim, mais sobre Banksy e algumas das suas respectivas obras a seguir.


Sobre Banksy:  é notório artista de rua britânico, cujos trabalhos em stencil são facilmente encontrados nas ruas da cidade de Bristol, numerosas manifestações de Banksy também são encontradas na capital britânica, LondresNascido em Bristol, Inglaterra, Banksy iniciou cedo sua carreira: aos 14 anos foi expulso da escola e preso por pequenos delitos. Sua identidade é incerta, não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo. É um artivista declarado, e uma das principais marcas de seu trabalho é a criação de pequenas intervenções que geram grandes repercussões. Os pais dele não sabem da fama do filho: "Eles pensam que sou um decorador e pintor", declarou. Recentemente, ele trocou 500 CDs da cantora Paris Hilton por cópias adulteradas em lojas de Londres, e colocou no parque de diversões Disney uma estátua-réplica de um prisioneiro de Guantánamo.

Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.

Um grande mural do "artista guerrilheiro" Banksy foi coberto de tinta por funcionários contratados pela prefeitura da cidade britânica de Bristol para lidar com pichação. O trabalho artístico, com pouco mais de 7 metros de comprimento e que ficava em um muro ao lado de oficinas na cidade, foi coberto com uma grossa camada de tinta preta. O conselho municipal de Bristol disse que quer que o erro seja investigado e determinou a preservação de todas as obras de Banksy na cidade. Em consequencia deste engano, alguém pichou as palavras "wot no Banksy?" (que poderia ser traduzido como "o quê, sem Banksy?") por cima da tinta preta. O mural, um dos primeiros trabalhos de Bansky, apresentava uma coleção de formas azuis, com o traço que é sua marca registrada. Há outras pichações dele em uma ponte ferroviária na mesma cidade. Gary Hopkins, do conselho municipal de Bristol, disse que os funcionários da empresa contratada, Nordic, receberam a incumbência de apagar uma pichação ao lado da obra de Banksy, mas se enganaram e cobriram os traços do artista. "Nós teremos que tomar providências contra a empresa, porque o conselho municipal não deu instruções para a remoção de nenhum trabalho de Banksy. Estamos cientes de que ele é bastante valioso e temos instruções específicas para que nenhum mural de Banksy seja removido", afirmou. A Nordic e o artista não se pronunciaram sobre o assunto. Algumas das obras de Bansky alcançaram preços altos entre colecionadores. Em fevereiro, uma imagem de aposentados jogando boliche com bombas foi vendida pelo equivalente a quase US$ 200 mil, um recorde para o artista. Mas a galeria Lazarides, em Londres, que vende seu trabalho, disse que seria um erro colocar um preço no antigo mural de Bristol pois isto poderia ser uma tentação para pessoas que poderiam removê-lo.

Algumas obras: 













Beijinhos,
Júlia.

Ps.: Não deixem de nos seguir no Twitter @lepetitluxe @julinhasbezerra

Um comentário:

  1. Banksy é o cara! Em matéria de arte contemporânea, pra mim, ele é um dos melhores. O mais massa é que ele não faz arte pela arte, há sempre uma crítica implícita ou explícita.
    Adorei o post!
    bjão

    ResponderExcluir

Baphos