quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

01 de dezembro - Dia mundial de luta contra a AIDS


Acredito que entre os inúmeros defeitos do ser humano o preconceito e ignorância estão no top top dos mais abomináveis, o preconceito (ou pré-conceito de criar previamente conceitos maldosos, hostis ou ofensivos em relação a algo que vc mal conhece ou pouco sabe) acho ridículo pois nos leva a criar coisas, ofender e maltratar pessoas que não merecem, agredindo-as fisicamente, psicologicamente e moralmente, esquecendo que aquela criatura é tão igual a gente como qualquer outra pessoa. Já a ignorância abomino pelo fato dela envenenar e ludibriar as pessoas, as quais satisfazem-se em manter-se naquela posição ignorante (leia-se burra), preconceito e ignorância andam juntos, envenenam juntos e estragam muitas vidas e famílias juntos. Nesse dia mundial de luta contra a AIDS farei um post para esclarecer certa dúvidas que ainda insistem em nos acometer, apesar de toda a informação que temos disponível muitas pessoas ainda cultivam aquele pensamento de que AIDS pega até com um abraço (que horror!, saanta ignorância!). Falarei que é possível sim viver com o vírus HIV e que existe vida após um resultado positivo.

Dados informativos:
Existem 33 milhões de pessoas ao redor do mundo com Aids. No ano passado, 2 milhões de pessoas morreram vítimas da doença. Porém, depois de décadas se alastrando, especialmente na África, há sinais de que a epidemia da Aids está diminuindo. De acordo com a UNAIDS (The United Nations Aids Agency), na última década, os novos infectados pelo vírus do HIV diminuíram em 20%. Em 1999, o número de novos infectados era de 3,1 milhões ,contra 2,6 milhões em 2009. Desses 33 milhões, mais de 22,5 milhões dos soropositivos vivem na África. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 630 mil pessoas vivem com o HIV.

Sobre a doença 

O que é Aids? 


Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV  (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunistas e câncer. 

Transmissão:
   - O vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno; 
- Relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite; 
- Compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis; 
- Transfusão de sangue contaminado; 
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados; 
- Da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação. 

Tratamento 
Atualmente a terapia com os chamados antiretrovirais, medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV, proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunistas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. Quase 34 milhões de pessoas no mundo são portadoras do HIV 

Fique sabendo: 
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega Aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.


Assim como se acreditava há uns 20 anos atrás, a AIDS não é uma doença transmitida e portada exclusivamente pelos homossexuais não, fiquem sabendo que o número de mulheres casadas portadoras do vírus tem crescido absurdamente. O Brasil embora tenha um sistema de saúde super deficiente tem um sistema de combate a AIDS e tratamento bem planejado, o coquetel é distribuído gratuitamente pelo SUS e todos os resultados dos exames são mantidos em sigilo absoluto. Portanto o que devemos fazer é, usar a boa e velha camisinha, não esqueçam que ela além de prevenir contra a AIDS e DST's previne também uma gravidez indesejada, e dentre todos os outros métodos contraceptivos ela é a mais eficaz. Ou seja, ela mata várias coelhos numa cajadada só ;D. É como diz aquele velho adágio popular: "FAÇA SEXO SEGURO, USE CAMISINHA!"  

Por que viver bem e com saúde também é um excelente pequeno luxo.

Beijinhos,
Júlia.

2 comentários:

  1. MUITO IMPORTANTE ESSA SUPER DICA DE PREVENÇÃO, TRATAMENTO...ETC...ADORO BLOG COMO SEU, DICAS DE MODA,BELEZA, MAIS ACIMA DE TUDO,DICAS DE CUIDADO COM A VIDA..BJUS JULINHA..ADOROOOOOOOOOOO VCCCCCCCCCCC(WELLINGTON CASSIMIRO) CAICÓ.

    ResponderExcluir
  2. Oow Wellington, muito prazer em te ter por aqui e fico super feliz por vc ter gostado, volte sempre. Fico super lisonjeada com seus elogios, tb te adoro =D.

    Beijos

    ResponderExcluir

Baphos