quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Epistemologia da moda náutica (navy).

Foto: Blog I Girl Planet
Muito interessante quando alguma moda pega, mas o mais interessante é saber como aquela moda conseguiu pegar, de onde ela veio, sua natureza (epistemologia), por ser tão interessante saber de onde veio tal coisa resolvi fazer um post sobre como surgiu a tendência náutica e quem a introduziu no mundo da moda.

Dados gerais:
Inspiração: Uniformes dos marinheiros
Precursora: Coco Chanel
Características: As cores azul, branco e vermelho; listras;âncoras; botões dourados; cortes retos.
Período em que surgiu: Anos 20, consolidando-se nos anos 50 e 80
Local de origem: Ilha de Capri - Itália
Influências: essa tendência foi  influenciada pela necessidade de um look adequado às mulheres de aristocratas, para passar férias em barcos e navios.
Quem o consagrou: o estilista Emilio Pucci consagrou esse estilo ao desenhar uma coleção inteira baseada nele. 
Foto: Blog I Girl Planet
Âncoras, correntes, cordas e nós são elementos frequentes. As listras em branco e azul marinho são indispensáveis, e o vermelho também se encontra entre as cores principais do estilo navy, bem como os detalhes em dourado. Esses itens continuam presentes no verão 2010, porém o estilo chega à estação renovado.O navy deste verão ressurge com um aspecto mais sofisticado – menos marinheiro e mais balneário chic. Os looks da estação fazem lembrar uma manhã em um barco glamouroso ou ainda em um resort requintado, mas são bem urbanos e atuais.As listras nas cores tradicionais do navy dividem espaço com o preto e outras tonalidades. Os elementos náuticos se misturam a peças de cortes retos e elegantes, como camisas, blazeres, calças e saias de alfaiataria. Essas podem ser combinadas com itens mais leves, como peças em malhas bem finas e fluidas. Estampas com desenhos de boias, correntes e cordas e abotoaduras também se destacam.O charme retrô do navy se combina também com a sensualidade das pin-ups, trazendo toda a feminilidade das cinturas marcadas com peças de cós mais alto.Babados, lenços e amarrações que lembram os nós de marinheiro complementam o visual.O navy aproveita que a moda praia também vem mais sofisticada e leva para as areias brasileiras calças pantalona e chapéus, além de maiôs, biquínis e saídas de banho com referências ao estilo.Entre os acessórios, o dourado predomina e aparece especialmente em peças confeccionadas com correntes. As pérolas de diversos tamanhos também entram na lista, fazendo uma referência ainda mais forte a Chanel. (In: Portais da moda)
Foto: Vogue Brasil - Novembro de 2009
Foto: Vogue Brasil - Novembro de 2009
Foto: Blog I Girl Planet
Adoro essa tendência, acho super perfeita a mistura do trio de cores que a compõe. E vcs, vão mergulhar na moda navy també?




Beijinhos,
Júlia.





Um comentário:

  1. Muito interessante a sua pesquisa!
    No meu blog tá rolando um sorteiozinho de Natal dá uma Olhadinha lá
    Bjo
    Iara

    babadodamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir

Baphos