quarta-feira, 6 de abril de 2011

06 de abril - Dia mundial da atividade física


Hoje comemora-se o dia mundial da atividade física, venhamos e convenhamos sedentarismo é ruim até para pronunciar, nem que seja uma caminhada de leve, um elevador que você renuncia por alguns passinhos a mais, uma boa pedala de bike, enfim, seja o que for e como for é sempre bom se movimentar indenpendetemente da idade, pois há sempre uma boa opção de exercício físico pra idade, pro bolso e pros diversos gostos também, em homenagem a esse dia fiz uma lista de alguns exercícios físicos e seu respectivos benefícios, aproveitem as dicas e movimente-se já!

Caminhada: 

- queima calorias
- ativa o metabolismo
- baixa o colesterol ruim
- aumenta o retorno venoso, diminuindo os quadros de inchaço
- beneficia o coração
- aumenta a capacidade pulmonar
- melhora a qualidade do sono
- aumenta a disposição geral do organismo
- aumenta a capacidade de eliminação de toxinas acumuladas no organismo
- libera endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar
- ativa o intestino


Musculação: 

O praticante de musculação pode ter como objetivos o aumento da força e da massa muscular, diminuição do peso e percentual de gordura corporal, melhoria do condicionamento físico e da performance esportiva, aumento da resistência muscular. Contudo, os resultados dependem da freqüência e grau de envolvimento nos treinos, da alimentação, e até mesmo da suplementação.Um benefício da prática da musculação é utilização de exercício para a correção postural. Com a identificação do problema de desvio postural por um profissional da área, pode-se planejar o treinamento para fortalecer os músculos afetados pela má postura. A análise do especialista deve identificar exercícios e alongamentos mais adequados a cada problema.Outros benefícios da musculação são o aumento da massa muscular, aprimoramento do desempenho esportivo, aumento da proteção dos ossos e articulações, melhora da estética corporal e favorecer o conforto na vida diária e no trabalho físico. Nas mulheres a musculação, ainda, aumenta o volume dos músculos modelando o corpo. (Fonte: Bem de saúde)

Natação:
  • Não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto não há grande risco de lesões.
  • Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que o condicionamento físico melhore.
  • Gasto calórico de até 600 Kcal/hora. 

Hidroginástica:

Um benefício bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica de sangue e alivia as tensões.
A hidroginástica, quando praticada de maneira adequada e regularmente, permite uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico, que são:
• Componente Aeróbico: melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar;
• Componente de Força Muscular;
• Componente de Resistência Muscular;
• Componente de Flexibilidade;
• Componente de Composição Corporal: relaciona-se à relação entre a massa magra e a quantidade de gordura.
Outra vantagem importante da hidroginástica é que ela é uma das poucas atividades que podem ser realizadas por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico. Com isso, pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes, podem praticá-la. Nas gestantes, a hidroginástica ajuda na prevenção das dores lombares e cervicais e aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação. (Fonte: Boa saúde )

Listei só esses quatro pois achei que estes fossem os mais simples e comuns, mas há uma infinidade de opções boa, úteis e baratas pra se praticar algum , de todos os componentes o que mais importa é sua vontade, sua determinação de não ficar parado e se movimentar. Acredito que não devo ficar aqui dizendo o quanto é importante manter um estilo de vida saudável pois isso já está mais que claro a todos, portanto, aproveite o ensejo para movimentar-se e adentrar a um novo estilo de vida mais saudável, é bacana,é bonito e proporciona muito prazer.

 Beijinhos,
Júlia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baphos