quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como escolher pincéis para maquiagem adequadamente.


Está mais que clara a importância que se tem um pincel no make, assim sendo resolvi dar-lhes uma ajudinha de como escolher direito os pincéis postando uma entrevista com o maquiador Marcelo e Rafael dois maquiadores da Fashion Clinic. Inicialmente é preferível que se opte por pincéis compostos naturalmente como os de bambu ou madeira, as fibras também devem ser naturais. O pincel de base é o primeiro a entrar em ação. Apesar de, muitas vezes, a gente querer passar a base com o dedo mesmo, Rafael explica que o pincel é importante para deixar o acabamento uniforme, algo que dificilmente se conseguiria sem a ajuda do instrumento. Marcelo indica os pincéis grandes e arredondados, de fibras óticas ou mesmo naturais. "Eles devem ser bem duros, porque a base é como se estivéssemos fazendo a pintura do rosto: se forem macios demais, o produto vai ficar borrado e o resultado, muito aquém do desejado", diz.

Os pincéis de blush e os de pó confundem, e muito, as mulheres, de acordo com os especialistas. A diferença se encontra basicamente no tamanho: "O pincel de pó é grandão, macio. Ele deve abraçar sua pele, varrer o rosto e deixá-lo pronto para o make. Já o de blush é menor e a cerda é um pouco mais rígida, pois a aplicação será mais localizada do que a do pó", ensina Rafael.

O próximo passo é compreender os pincéis de sombra. Sim, no plural, já que devemos ter pelo menos três ou quatro, dizem os maquiadores. Ah, e aposentem para sempre aquela esponjinha que geralmente vem nos estojos de maquiagem. Ambos dizem que ela não ajuda e, no máximo, pode ser usada para aplicar a sombra. Marcelo conta que o problema da espuminha é que o produto pode cair no olho e acabar com toda a sua produção.

O curinga de qualquer make é o pincel chanfrado que, segundo Marcelo, "é acessório indispensável para marcar sobrancelha ou retirar falhas, esfumaçar, fazer o contorno do olho e os cantinhos". Rafael diz que ele deve ser pequeno e cortado na diagonal: "Já é preparado para o encaixe da pele, delineia o olho e dá uma maior precisão aos traços".

O côncavo pede um pincel arredondado de pelos longos, que também pode servir para esfumaçar sombras mais claras. "Não serve para fazer aplicações. Para essa função sugiro um de pelos bem firmes, duro", acrescenta Marcelo. Outro importante aliado é um pincel durinho e de pelos curtos, que ajuda na marcação do côncavo do olho, cantos externos e no contorno, em conjunto com o lápis. "Ele é bom para desenhar", continua o maquiador.

Para a boca, Rafael dá a dica: "Compre um pincel artístico de cerdas curtas, desses de papelaria, não tão mole e bem fininho, quase da finura da ponta de um lápis". O pincel de boca, segundo Marcelo, pode servir para fazer o contorno, esfumaçar levemente para tirar a marcação pesada, que considera "over", e precisa estar em um meio termo entre o macio e duro.

Mantendo sempre em dia
Agora que você já está com a sua nécessaire pronta, os beauty artists lembram que, para mantê-los bons e com alta durabilidade, é preciso guardá-los sempre limpos. "Terminou de usar, passe uma toalha. Mas nada de papel para tirar o excesso", recomenda Marcelo. A frequência com que se deve limpá-los varia de acordo com o quanto você os utiliza. "Uso um pacote de lenços umedecidos, aqueles de neném, ou faço uma solução dividida em três partes: água, álcool e xampu infantil", aconselha Marcelo, que procura secá-los ao natural e, quando dá, deixando-os pegar um pouquinho de sol.

Para guardar, nada de simplesmente jogá-los dentro da nécessaire. Isso pode amassar e quebrar os pelos. Rafael tem uma maneira especial de acondicionar os seus: "Nas feiras de rua, os vendedores de botões de rosa usam uma capinha plástica. Bata um papo com o vendedor, pois eles muitas vezes jogam essas capas fora, e as use para guardar os seus pincéis". Marcelo finaliza: "Trate-os com carinho, pois você irá se tratar com carinho". 

Fonte da entrevista: Bolsa de Mulher

Beijinhos,
Júlia.

Um comentário:

Baphos