sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dica de livro + dica de filme = uma junção de maracutaias geniais dignas de um VIP

 Durante essas férias um amigo me emprestou um livro, a única coisa que ele me disse foi pra eu ler e que aquele livro tinha sido o melhor que ele tinha lido no ano, seguindo as recomendações comecei a ler o tal livro seu título era VIPS, aparentemente banal, fútil e cheio de coisa que eu já sabia, maaas, estava redondamente enganada com aquela minha pré-noção em torno do bendito livro. Resumindo, o livro VIPS é fruto de um trabalho realizado pela escritora Mariana Caltabiano baseado na história de um gênio (não consigo chamá-lo ou encará-lo como criminoso) chamado Marcelo, pra vocês terem uma idéia da genialidade dessa criatura, ele simplesmente conseguiu enganar Amaury Jr. no seu programa de TV se passando pelo Henrique Constantino filho do dono da GOL, esse fato é pequeno perto das outras inúmeras artimanhas que ele conseguiu fazer e em sua maioria com êxito, enganando, ludibriando e ficando ileso.  Além do livro, a história de Marcelo também virou filme que terá sua estréia nas telonas marcada para o dia  04 de março deste ano, quem interpreta Marcelo nas telonas é nada mais nada menos que o incrível e charmosíssimo Wagner Moura, pois bem, abaixo colocarei as sinopses do livro e do filme e espero que curtam a dica e leiam, e pra fechar só digo uma coisa: Não se enganem com o título do livro, há muito mais nas suas entrelinhas do que se pode imaginar, tire suas próprias conclusões ;D.



VIPS

Histórias reais de um mentiroso

Mariana Caltabiano



A nova edição do livro Vips - histórias reais de um mentiroso traz um novo e surpreendente final para a história de um dos maiores vigaristas de todos os tempos.
Ele vive sua vida como se estivesse em um grande filme. E sua vida vai mesmo virar um longa metragem, com o ator Wagner Moura no papel de Marcelo Nascimento da Rocha.
Ele vai encarnar suas mentiras que convencem todo mundo – e, às vezes, até a ele próprio. Ele já apareceu em jornais, revistas e programas de televisão fingindo ser quem não era e provando que, nos dias de hoje, é cada vez mais fácil qualquer pessoa tornar-se famosa da noite para o dia. Agora, cumprindo pena no presídio de Marília, em São Paulo, Marcelo Nascimento da Rocha traz à tona sua história em uma série de depoimentos dados à escritora Mariana Caltabiano, no livro Vips - histórias reais de um mentiroso.Seu perfil nos remete a Frank Abgnale, um dos maiores vigaristas da história dos EUA, interpretado no cinema por Leonardo Di Caprio, em Prenda-me se for Capaz. Como bem lembra a autora Mariana Caltabiano, a maior diferença entre os dois é que Marcelo pilota, sim, aviões de verdade. Com incrível capacidade de aprendizado e extrema facilidade para a farsa, ele se fez passar por policial, tenente, líder do PCC, fiscal da receita, fazendeiro, repórter da MTV, olheiro da seleção, guitarrista da banda Engenheiros do Havaí, enganando jornalistas, artistas, empresários e a própria polícia.
No livro Vips, Mariana revela como ele enganou o departamento de entorpecentes dos EUA, na época em que pilotava aviões para o narcotráfico, como assumiu o posto de líder em uma rebelião no presídio de Bangu, como conseguiu fugir três vezes da prisão, entre outros golpes. Inclusive aquele que o tornou mais famoso: o de se passar por Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol. Assim, conseguiu aparecer em rede nacional, dando algumas entrevistas ao jornalista Amaury Jr., além de se aproximar de gente como os atores Marcos Frota, Carolina Dieckman, Ricardo Macchi, Marinara Costa, a Feiticeira, e os empresários Álvaro Garnero, João Paulo Diniz e Ed Sá Sampaio. O livro conta como ele foi paparicado por muitos desses "novos amigos" e fotografado por diversos colunistas sociais.Mariana revela como Marcelo conseguia descobrir o ponto fraco de cada pessoa e usar isso a seu favor, enganando todo tipo de gente, de bandidos a milionários. Durante todo o ano de 2004, ela fez inúmeras visitas ao Centro de Triagem de Curitiba, onde Marcelo esteve detido, o que lhe rendeu mais de 12 horas de entrevistas gravadas em áudio e vídeo. Outras 12 horas de material gravado reúnem depoimentos de outros entrevistados, também presentes no livro. São pessoas que tiveram algum tipo de contato com Marcelo, como sua mãe, sua mulher, delegados, agentes da polícia, empresários, artistas e o jornalista Amaury Júnior, que afirma: "Com toda a minha experiência, trinta anos de profissão, eu deveria ter percebido, mas não percebi porque o cara era perfeito".Algumas das falsas entrevistas dadas por Marcelo ao jornalista Amaury Jr. estão transcritas no livro, assim como muitos recortes de matérias publicadas em jornais e revistas de várias cidades brasileiras. Fotos do Marcelo "real" e divertidas ilustrações feitas porJosé Carlos Lollo dão um toque bem-humorado a esta impressionante história de um criminoso que – ainda – não conseguiu fugir da prisão onde está. Hoje, no presídio de Marília, ele paga por seus crimes sem, contudo, deixar de sonhar com a doce vida dos famosos e Vips.








 VIPS


Elenco: Wagner Moura, Gisele Fróes, Juliano Cazarré, Jorge D´Elia, Norival Rizzo, Amaury Jr., Roger Golbeth
Direção: Toniko Melo
Gênero: Comédia
Distribuidora: Paramount
Sinopse: Ele foi empresário, aviador, líder de facção criminosa, rico e famoso. Vigarista, enganou autoridades, celebridades, jornalistas e até os guardas da prisão de Bangu, usando 15 identidades diferentes. Marcelo não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros. Isto faz com que passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios, onde aplica seguidos golpes.




                          
                              O genial Marcelo e Amaury Jr.


É isso, espero que aproveitem as dicas.
Beijinhos,
Júlia.

Ps.: Siga-nos no Twitter @julinhasbezerra @lepetitluxe @_ariana_ari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baphos