sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cabeelo, cabeleira, cabeluda, descabelaaada!

Dizem que um belo sorriso é a "porta de entrada" das pessoas, mas demos a César o que é de César, do que adianta um belo sorriso se o cabelo tá uó?!. Nesse post falaremos um pouco de cabelos, tratamentos, cuidados durante todo o ano em especial durante o verão que já está ai na soleira da nossa porta. Devo confessar que de uns tempos pra cá fiquei em déficit com meus pobres cabelos, tanto que eles começaram a chamar minha atenção caindo, caindo muito, até que um dia conversando com um cabeleireiro amigo meu sobre isso ele disse que a queda poderia ser proveniente justamente dessa falta de hidratação e cuidados específicos, então, voltei a dar atenção aos meus pobres e até então abandonados fios, e eles deram a resposta que eu esperava, deixaram de se rebelar contra a mim e deram uma boa trégua na queda. Vamos as dicas!


Guia prático do cabelo bonito

Qualquer que seja o problema que você está enfrentando com suas madeixas, a boa notícia é que existe solução. Preparamos um guia com as principais fragilidades dos fios, suas causas e soluções. Confira!

Fios quebradiços
Causas – Tratamentos químicos, abuso de escova e chapinha, alimentação errada e exposição abusiva ao Sol
Solução – Aposte na reconstrução capilar feita por profissionais e na hidratação.

Porosidade
Causas – Neste caso, o principal culpado também é o abuso de escova e chapinha, pois o calor é que dilata a fibra do fio
Solução – Também aposte na hidratação e na reconstrução capilar. Quando perceber a melhora, continue apenas com a hidratação quinzenal.

Muito volume
Causas – Cabelo armado é sinônimo de fio poroso e com pouca água.
Solução – Além de hidratações a cada 15 dias, use produtos defrizantes, de preferência aqueles que têm colágeno, elastina e aminoácidos em sua fórmula.

Oleosidade
Causas – Em primeiro lugar, o metabolismo de cada pessoa. Entretanto, stress e pouca higiene também podem resultar em fios e couro oleosos.
Solução – Lave o cabelo sempre que necessário – o que em alguns casos pode significar até duas vezes ao dia –, use produtos específicos para oleosos e condicione apenas o comprimento e as pontas.

Cachos fora de forma
Causas – Falta de hidratação e excesso de química são os principais culpados. Usar muito creme para pentear e exagerar na exposição ao Sol e vento também pioram o problema.
Solução – Depois de lavar, use sempre um bom ativador de cachos e não escove o cabelo. E claro: também não esqueça das hidratações periódicas.

Cuidados pré-verão.

Sempre que o verão acaba, as reclamações sobre os estragos nos cabelos costumam surgir em qualquer bate-papo entre mulheres. Mas, apesar de comum, essa rotina pode ser completamente revertida. Como? Aproveite que a estação do Sol e da praia ainda nem chegou para preparar suas madeixas para os excessos que ela acarreta.
Em casa, os cuidados são simples. Para começar, dê preferência aos xampus sem sal e com pH mais baixo. Também dê atenção especial ao enxágue, retirando todo e qualquer resíduo. Aposte nos leave-ins e nos cremes noturnos e fuja de receitas caseiras de clareamento. Certamente, seus cabelos não ficarão da cor desejada, mas sim bastante ressecados. Quando de fala em tratamento de salão, o Crystal Hair (Rio de Janeiro) aposta na hidratação termoativada. A nutrição dos fios é intensificada com a ação da água quente. “A água quente neste tratamento é ideal para potencializar a ação dos nutrientes que hidratam o fio e formam uma capa protetora na fibra, protegendo-a de agressões externas”, comenta Ana Paula Gomes, terapeuta capilar. Segundo ela, o poder termoativado sela a cutícula.
Outros tipos de hidratação feitos por profissionais também são super bem vindos. Quando estiver mais perto das férias na praia, faltando mais ou menos uma semana para a viagem, peça para o seu cabeleireiro um tratamento ‘turbinado’ e faça questão do uso do vapor enquanto o produto age. Isso porque o vapor faz com que as cutículas dos fios se abram sem aumentar muito a temperatura e, consequentemente, não causando danos.


Cuidados pós-verão.

Verão é sinônimo de Sol, vento, areia, água salgada e excesso de suor. Para os cabelos, essas características usualmente representam fios queimados e ressecados. Quem quiser evitar esses problemas deve lançar mão de alguns cuidados para que as madeixas cheguem hidratadas e saudáveis à estação, diz a dermatologista Carolina Ferolla. Segundo ela, esses processos devem ser realizados “de dentro para fora, como na nossa pele”. E um bom jeito de começar o tratamento é pela alimentação.
Nutrição do couro cabeludo –  Garantida com alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como carnes, peixes, leite e cereais integrais.

Fortalecimento – Os alimentos com vitamina A, como vegetais amarelos, vegetais verdes escuros, pêssego e melão cumprem esse papel.

Crescimento – Alimentos ricos em ferro como fígado, gema de ovo, e vegetais com folhas escuras, auxiliam neste processo.

Lubrificação – Deve ficar por conta dos alimentos com gorduras insaturadas, como azeite de oliva, que ajudará no funcionamento das glândulas sebáceas, garantindo a lubrificação dos fios.
          
E para finalizar os cuidados externos também são importantes:
- Fazer uma hidratação semanal em casa;
- Fazer uma hidratação mais potente a cada quinze dias no salão;
- Usar xampu, condicionador e cremes específicos para o seu tipo de cabelo e que tenham filtro solar, para uma maior proteção.


E ai, gostaram das dicas?

Creio que elas serão de grande utilidade, então, vamos lá cuidar das nossas cabeleiras e esbanjar simpatia, beleza e muuito cabelo bonito por ai.

Beijinhos,
Júlia.













2 comentários:

  1. Meu cabelo só de pensar em cuidar já dá preguiça.rsrssrs.Valew pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Éeeeh mas vamos cuidar das nossas madeixas Denise, elas tb necessitam de carinho. =D Beijos e obg pelo comentário.

    ResponderExcluir

Baphos