quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Para encher os olhos e o espírito de arte.

Sou amante confessa do mundo das artes, sejam elas visuais, musicais, corporais, enfim, adoro arte e suas variantes. Quando ainda estava no colégio fiz um trabalho sobra a Semana de Arte Moderna de 1922, nesse momento passei a descobrir o quanto adorava aquele mundo e suas inúmeras formas, cores, encantos e variações. Como nossa proposta é falar de tudo que é bom, por quê não falar de obras de arte, mais precisamente, artes plásticas?. Nesse post fiz uma seleção de algumas obras (minhas preferidas, que lembrei) e falarei um pouco mais sobre elas e seus respectivos artistas.

GUERNICA - PABLO PICASSO

Sobre a obra:  É um painel pintado por Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco. Atualmente está no Centro Nacional de Arte da Rainha Sofia em Madrid.
Por que gosto: Sou amante do estilo cubista, e essa obra em particular é uma das minhas preferidas e mais marcante, seu traços forte e seu sentido "lúgubre" me encanta, isso que nunca a vi ao vivo, no dia que estiver frente a frente com ela será minutos e mais minutos só observando-a e tentando decifrar cada linha, acho que a emoção vai ser tamanha que conseguirei alcançar o nirvana, hahaha.



O LAVRADOR DE CAFÉ - CÂNDIDO PORTINARI

Sobre a obra: O Lavrador de Café é uma obra de Portinari. Atualmente, pertence ao acervo do MASP (Museu de Arte de São Paulo). É uma pintura a óleo sobre tela datada de 1939.
Por que gosto: Assim como o artista (brasileiríssimo), acho a obra um retrato fiel do povo brasileiro na sua natureza, dos traços bem perfilados, da pele escura, pé no chão, cultivador da terra, todos esses "pequenos luxos" da cultura brasileira que Portinari soube retratar tão perfeitamente bem.


VASO DE FLORES - ROMERO BRITTO
Sobre a obra: Um certo tipo de "alusão" ou releitura moderna do  tão famoso quadro de Van Gogh com mesmo nome (Vaso de flores - Van Gogh). Romero é conhecido como artista pop brasileiro, suas obras caíram no gosto do público por sua alegria e sua cor.
Por que gosto:Gosto justamente disso que ele propõe, dessa explosão de cores e formas, fazendo a linha "cubista" também. Dos artistas contemporâneos, Romero Britto é um dos meus preferidos, além de ser prata da casa faz também grande sucesso no mundo da moda, estampando diversos artigos (como carteiras e roupas) com sua miscelânea de cores.

DIAMOND DUST SHOES - ANDY WARHOL
Sobre a obra: Andy Warhol foi um pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de POP ART. Começou a vida profissional como designer de sapatos, e, mais tarde, trouxe essas informações visuais para o seu trabalho artístico.
Por que gosto: Depois que conheci Andy Warhol me apaixonei imediatamente por suas obras, sua sacada moderna e sua explosão de cores me fascina. (perceberam que adoro um multicolorido né?, rs)

FLORES - ANDRUCHAK

Sobre a obra: Um dos melhores artistas plásticos brasileiro, o paranaense Marcos Andruchak, tem em sua arte uma pintura sem igual. A marca do seu trabalho está num colorido vibrante dando destaque para as cores emocionantes e que expressam realmente o estado de espírito em que o artista está. Andruchak é uma artista de mãos cheias e bastante expressivo. Ele transita artisticamente entre a pintura, o grafite e o mural.
Por que gosto: Minha paixão por Andruchak foi imediata, assim que vim morar em Natal vi num setor da UFRN uma pintura sua e me encantei, então comecei uma busca incessante pra saber quem era aquele artista, até que descobri, e desde então sou tiete confessa dele. Suas formas e suas cores enchem os olhos.

Essas são algumas das obras que gosto, espero que tenham gostado, preferi optar por não colocar muitas obras pra não deixar o post tão extenso, curiosidades e dúvidas podem me contatar (juliasbezerra@hotmail.com). Lembrem-se pra gostar de arte não precisa ser o maior nerd do mundo, nem tampouco metido a intelectual-sabe-tudo basta gostar de coisas boas, belas e interessantes. Arte não é só pra quem tem "posses" não, se tem algo incrivelemente democrático e acessível nessa nossa vida, uma dessas coisas é a arte, seja ela contemporânea, antiga, de rua, seja ela qual for, arte faz bem pro corpo, pra alma e pro espírito. Curtam arte, curtam o que há de belo nessa vida, porque de coisa ruim e feia o mundo já tá muuuito cheio, prezem por esses le petit luxes (os pequenos luxos) da vida.

Beijinhos,
Júlia.

2 comentários:

  1. eu adorei todos os quadro mais que pena podia ter mais

    ResponderExcluir
  2. Em breve teremos mais post com algumas outras obras de arte de grandes artistas nacionais e internacionais, volte sempre para conferir nossas atualizações.

    Beijinhos, Júlia.

    ResponderExcluir

Baphos