segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dicas literárias, pois queremos cultivar cultura também.

Como uma estudante de humanas, apaixonada por livros e boas leituras (triste de mim se não gostasse tanto de ler e inventasse de entrar no meu curso) recebi a sugestão de uma leitora pra postar algo sobre dicas literárias, e cá estou. Fui vasculhar os sites de livrarias e fiz uma seleção de alguns livros que já li e recomendo fielmente, e de outros que me interessei e os achei bacanas. Procurei fazer uma seleção com diversos estilos, espero que consiga agradar ou ao menos instigar alguém a procurar ler um bom livro, afinal, cultura nunca é demais e ler algo bom é sempre muito bom (isso soa meio cacofônico, mas foi isso mesmo que quis dizer). Vamos as dicas.

Bilionários Por Acaso - A Criação do Facebook - Uma História de Sexo, Dinheiro, Genialidade...

A excitante história de como dois estudantes desenturmados de Harvard, que tentavam aumentar suas chances com o sexo oposto, criaram o site de relacionamento que se tornou uma das mais poderosas empresas do mundo, o FACEBOOK. Bilionários por acaso é uma aventura real, que envolve investidores poderosos, mulheres maravilhosas, a busca do estrelato social e muitas intrigas. De forma divertida e interessante, narra o fim da inocência no ritmo da criação controversa da rede social que revolucionou a maneira como milhões de pessoas se relacionam.





As 100 Mais - O Guia de Estilo que Toda Mulher Fashion Deve Ter

Garcia, Nina

Um livro para todas as mulheres que desejam estar sempre bem-vestidas, 'As 100 +' traz as peças para qualquer guarda-roupa feminino. Nina Garcia, editora de moda da Marie Claire norte-americana e jurada do programa de TV Project Runway, apresenta às leitoras, em uma lista que vai de pantufas a salto alto passando por casacos de pele, jeans e colar de pérolas.






1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer

Dimery, Robert

Em "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer", 90 jornalistas e críticos de música internacionalmente reconhecidos apresentam uma rica seleção dos álbuns mais inesquecíveis de todos os tempos. 
Abrangendo desde as origens do rock 'n' roll nos anos 50 aos mais recentes sucessos, este livro vai guiar você pelas mais diferentes tendências sonoras e mostrar o poder da música de representar as aspirações e os sentimentos de toda uma geração.
Embora grande parte do livro seja dedicada ao rock e ao pop, há também dezenas de boas indicações de jazz, blues, punk, heavy metal, disco, soul, hip- hop, música experimental, world music, dance e muitos outros estilos.
Cada álbum citado é contextualizado historicamente e os comentários sobre as músicas são acompanhados de curiosidades sobre as gravações, os bastidores ou a vida dos artistas.
Verdadeira bíblia da música pop, "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer" é ilustrado com mais de 900 imagens de álbuns, cantores e bandas. Você vai encontrar alguns de seus artistas preferidos e descobrir muitos outros que merecem ser conhecidos. 
                                                           
                                                          Onde encontrei: Siciliano (clique aqui para ver mais informações)


O Livro do Brigadeiro

Motter, Juliana

Brigadeiro é um doce genuinamente brasileiro. Surgiu na década de 1940, na campanha eleitoral do brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da República. Sem nome na época, o doce de chocolate era coberto por uma fina camada de açúcar e acabou sendo batizado com o nome da condecoração do candidato. Recheado de histórias, curiosidades e lembranças da infância, O livro do brigadeiro traz também receitas inéditas do ateliê Maria Brigadeiro, como o crepe de brigadeiro e o bolinho de chuva com calda de brigadeiro, dicas de como preparar o tradicional doce, a importância dos ingredientes e dos utensílios usados no preparo, a harmonização com vinhos e até a montagem da mesa para festas. Ricamente ilustrado, este livro de estreia da doceira Juliana Motter, além de ser o único que fala sobre o tema, mostra que o popular docinho guarda muito mais segredos do que se imagina.
                                                         
                                                        Onde encontrei: Siciliano (clique aqui para ver mais informações)

Fora de Mim

Medeiros, Martha

Autora do best-seller Divã, novela irônica e bem-humorada sobre uma mulher que enfrenta o fim de seu casamento arrastado em plena crise dos 40, Martha Medeiros faz agora de seus leitores testemunhas de outro momento, talvez mais crucial e terrível na relação amorosa - aquele em que a paixão acaba, por mais intensa que tenha sido.
Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes "percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (...) e sobe do chão um silêncio absoluto, (...) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda." A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle. Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída.

                                                        Onde encontrei: Siciliano (clique aqui para ver mais informações)

Política para Não Ser Idiota

Cortella, Mario Sergio; Ribeiro, Renato Janine

Devemos conclamar as pessoas a se interessarem pela política do cotidiano ou estaríamos diante de algo novo, um momento de saturação do que já conhecemos e maturação de novas formas de organização social e política? Este livro apresenta um debate inspirador sobre os rumos da política na sociedade contemporânea. São abordados temas como a participação na vida pública, o embate entre liberdade pessoal e bem comum, os vieses de escolhas e constrangimentos, o descaso dos mais jovens em relação à democracia, a importância da ecocidadania, entre tantos outros pontos que dizem respeito a todos nós. Além dessas questões, claro, esses pensadores de nossa realidade apontam também algumas ações indispensáveis, como o trabalho com política na escola, o papel da educação nesse campo, como desenvolver habilidades de solução de conflitos e de construção de consensos. Enfim, um livro indispensável ao exercício diário da cidadania. 






O Império do Efêmero - Ed. De Bolso

Lipovetsky, Gilles

Como se explica que a moda seja um fenômeno essencialmente ocidental e moderno? Quais os grandes momentos históricos, as grandes estruturas que determinaram a organização social das aparências?
Elaborando uma verdadeira arqueologia do frívolo e do efêmero, uma reflexão que ultrapassa a lógica do diferenciamento social, o filósofo francês Gilles Lipovetsky confere à moda um caráter libertário, faz dela signo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas. Lipovetsky acaba por nos mostrar que, “no filme acelerado da História moderna, dentre todos os roteiros, o da Moda é o menos pior”.
Lançado na França em 1987, O império do efêmero provocou polêmicas acirradas: alguns críticos investiram violentamente contra ele, mas outros o consideraram um autêntico guia dos anos 80.




O Príncipe - Clássicos

Maquiavel, Nicolau

O Príncipe, escrito em 1513, é um livro polêmico, perigoso e revolucionário. É um manual para a ação. É a obra-prima de Maquiavel. Maquiavel é considerado o 'pai' da ciência política, e seus textos são estudados e analisados em escolas e universidades de todo o mundo. Nenhum político, empresário, governante ou líder pode permitir-se ignorar os ensinamentos de Maquiavel. Ninguém mais útil do que ele para nos orientar para nossa verdadeira condição humana - seres livres. Maquiavel inaugurou um novo modo de pensar para a humanidade.










O Diário de Bridget Jones

Inteligente, sarcástico, hilário, atual. Estas são as características que fizeram de O diário de Bridget Jones um grande sucesso de vendas. Escrito na forma de diário, o romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma solteira de trinta e poucos anos, que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro.




Os Delirios de Consumo de Becky Bloom - Ed. De Bolso

Rebecca Bloom é uma jovem londrina com o péssimo hábito do consumismo compulsivo. Apesar de ser uma jornalista especializada em mercado financeiro, não consegue controlar as finanças pessoais. Endividada até a alma, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito. 





Essas são minhas dicas de leitura para hoje, dúvidas sobre estas, é sé entrar em contato comigo via e-mail (juliasbezerra@hotmail.com) ou comentário. Espero que gostem, dicas e tudo mais é só comentar.

Beijinhos,
Júlia.

2 comentários:

  1. Eu li alguns e outros eu nem conhecia.Valew pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. De nada Denise, então aproveite as dicas e curta bons livros. ;D

    ResponderExcluir

Baphos